Qualquer empreendedor que deseja contar com um controle financeiro eficiente precisa saber como gerenciar o fluxo de caixa do seu negócio. Não importa qual o porte ou segmento do empreendimento.
É por meio desse gerenciamento que é possível perceber se os resultados gerados por ele são realmente satisfatórios ou não. Sem esse tipo de controle, as chances do negócio acabar ficando no vermelho, e até mesmo fechar, são grandes.
Segundo dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), uma em cada quatro empresas fecha as portas antes de completar dois anos. E um dos principais fatores que contribui para o fechamento é a falta de uma boa administração.
Para evitar que esse tipo de problema aconteça com você, continue lendo esse post até o final e confira algumas dicas sobre como gerenciar o fluxo de caixa do seu empreendimento.
Aprenda como gerenciar o fluxo de caixa do seu negócio
A Era Digital trouxe com ela uma série de inovações que podem ajudar bastante no controle financeiro de um empreendimento.
E se você deseja aprender como gerenciar o fluxo de caixa do seu negócio, precisa ficar atento a essas inovações, bem como colocar em prática algumas dicas básicas, mas que fazem toda a diferença na hora de manter a saúde financeira do seu negócio em dia. E a primeira delas é:
· Conte com uma solução de gerenciamento eficiente
Manter planilhas ou até mesmo registros manuais não são formas eficientes de fazer o gerenciamento do fluxo de caixa. Além de demandar de mais tempo, essa alternativa apresenta um risco muito maior de erros e falhas.
O ideal é que você invista em uma solução de gerenciamento digital. Por meio dela, é possível otimizar todo esse processo de controle. Não só pela centralização de informações, mas pelo acesso fácil aos dados, e recursos que podem auxiliar na mensuração de resultados.
· Invista na automação de tarefas
Mais uma das dicas sobre como gerenciar o fluxo de caixa do seu negócio é investir na automação de tarefas.
Quando você automatiza atividades como a emissão de notas fiscais ou o pagamento de contas a pagar, evita que atrasos ou até mesmo erros de valores aconteçam.
Lembre-se que até mesmo centavos podem interferi na hora de fechar o caixa no mês. E fazer esse tipo de registro manualmente pode aumentar as chances de erros.
· Faça relatórios de períodos
Outra dica para te ajudar nesse tipo de gerenciamento é fazer relatórios de períodos. Com eles será possível entender o desempenho do seu empreendimento em vários momentos diferentes e assim verificar os meses de maior venda, aqueles que podiam ter resultados melhores, formas de pagamento mais utilizadas e muito mais.
E todas essas informações poderão servir de base para o desenvolvimento do seu planejamento estratégico.
· Categorize tudo para facilitar a localização
Ao categorizar suas contas, ficará mais fácil entender como funcionam suas despesas. Separe as fontes, tipos e destinos com o auxílio de um software de gerenciamento.
Com base nessas informações você poderá verificar que tipos de despesas pesam mais no final do mês, quais delas podem ser reduzidas, e onde cada centavo do seu negócio foi gasto.
Agora que você sabe como gerenciar o fluxo de caixa do seu negócio, não deixe de acessar o site Sistema Grátis e veja as soluções disponíveis para o seu empreendimento.
O Sistema Grátis é uma plataforma de gestão ERP (Sistema de Gestão Empresarial), desenvolvida para micro, pequenas e médias empresas. O sistema pode ser acessado pela Internet e possui todas as ferramentas essenciais para pequenos negócios. À medida que a empresa cresce, o sistema acompanha esse desenvolvimento e passa a oferecer mais recursos, com valores a partir de R$ 49,90 mensais. Acesse a plataforma pelo site https://www.sistemagratis.com.br/
Deixe um comentário