5 dicas de como fazer um site para o seu negócio

Estamos, oficialmente, na era digital. O comportamento dos consumidores passou por inúmeras transformações nos últimos tempos e, para se adequar à demanda do mercado, é preciso estar presente na internet.

Em uma época em que o marketing digital é um dos caminhos mais eficazes para alcançar clientes, ter um site é fundamental para qualquer empresa.
É certo que um site é um ótimo lugar para apresentar seus serviços e produtos, além de contribuir para a construção de um bom relacionamento com o público.

Além disso, essa solução ajuda a criar envolvimento com os seus clientes, atualizá-los sobre as novidades do negócio e ainda a sanar qualquer tipo de dúvida que possam ter.

Na internet, um website atua como um cartão de visita, mas, para isso, deve passar uma primeira impressão adequada. Será que você sabe como criar uma plataforma intuitiva, atrativa e de fácil navegabilidade?

Para te ajudar nesta missão, nós, da equipe Sistema Grátis, criamos este artigo informativo. Siga com a leitura e confira as 5 dicas de como fazer um site para o seu negócio.

1. Defina o objetivo

Assim como em qualquer estratégia digital, a criação de um site envolve um bom planejamento prévio.
Antes de começar a sua plataforma determine os objetivos. Você pretende apenas apresentar informações institucionais ou criar um site dinâmico, capaz de vender os seus produtos ou serviços?
Caso escolha a segunda opção, é necessário desenvolver um software, além do site, propriamente dito. Nesse momento, você poderá optar pelo outsourcing (terceirização).
Por mais que o investimento seja maior, contar com uma plataforma completa, a longo prazo, poderá poupar tempo, custos e ainda impactar diretamente no alcance da sua marca.

2. Aposte em um layout descomplicado e intuitivo
Como dizem os designers: “menos é mais”. E sim, quando se trata de internet, esses profissionais estão certos. Afinal, um layout poluído, cheio de banners, botões, pop-ups com propagandas e animações não é nada intuitivo e amigável. Além da estética comprometida, esse tipo de formato ainda dificulta a navegação dos usuários, que podem simplesmente abandonar o seu site e ir em busca dos serviços prestados pela concorrência.

Por isso, ao invés de pecar pelo excesso, estruture uma interface simples, com informações claras, que divulguem o trabalho da sua empresa de forma prática e ofereçam aos navegantes uma experiência agradável.

3. Uma interface responsiva é fundamental
De acordo com as informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC), os aparelhos celulares são o principal meio de acesso à internet no país, usados por quase todos os brasileiros. Por isso, se preocupar com a navegabilidade deles é quase uma obrigação para quem deseja ter sucesso na internet.
Afinal, caso um usuário venha a acessar a sua página pelo smartphone e perceba que a interface não é adaptada, muito provavelmente, terá uma péssima impressão da sua marca como um todo.
É fundamental que um site se adapte de acordo com o dispositivo com o qual está sendo acessado. É necessário considerar que, em uma realidade regida pela mobilidade, a maior parte dos acessos não virá de computadores, por isso, apostar em um layout mobile friend poderá lhe trazer muitos benefícios, principalmente nos casos de lojas virtuais.

4. Mantenha os elementos importantes acessíveis
Quanto mais praticidade e precisão o seu site apresentar, mais bem-sucedido ele será.
Para isso, o indicado é realmente criar uma hierarquia dos elementos mais importantes como logotipo, menu de navegação, botões, informações de contato e dúvidas frequentes. Assim, é possível facilitar a navegação em todo o mapa da plataforma e estimular os internautas a permanecerem dentro do seu site.
Também é essencial que as informações como “comprar”, “adicionar ao carrinho” e “finalizar compra” estejam estrategicamente incorporadas ao layout de forma clara e acessível.

5. Ajude seu site a ser encontrado
Provavelmente, você já sabe que o Google é o buscador mais utilizado na internet e é por meio dele que muitas pessoas vão procurar o seu site.
Se você deseja sair na frente da concorrência e promover maior alcance da sua marca, deve investir nas técnicas adequadas de SEO – Search Engine Optimization.

Para isso, existem várias estratégias distintas como a definição e aplicação de palavras-chave, tempo de carregamento de página, apresentação de conteúdos claros, objetivos e livres de plágios e muito mais. O ideal é pesquisar profundamente sobre as técnicas e, então, determinar quais delas podem ser aplicadas a curto, médio e longo prazo.

E se você já tem um site e deseja otimizar o controle de acompanhamento das suas vendas, a emissão de notas fiscais, a importação de clientes e produtos para garantir mais produtividade à sua equipe e mais automação aos seus processos, clique aqui e saiba mais sobre o Sistema Grátis, um Software de Gestão Empresarial Completo, desenvolvido para ajudar a decolar o seu negócio e garantir mais controle sobre todas as entradas e saídas.

No mais, continue de olho no Blog Sistema Grátis. Sempre temos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: