Como um ERP pode auxiliar no atendimento ao cliente?

Com a competitividade do mercado atual, as empresas que desejam se destacar sabem que precisam atender às demandas dos novos consumidores, que buscam por praticidade e um atendimento empático e personalizado.

Neste cenário, várias tecnologias e ferramentas surgem e são constantemente aprimoradas para oferecer diferenciais aos negócios, como, por exemplo, o ERP, que integra todos os setores de uma organização e permite gerenciar, organizar e agilizar inúmeros procedimentos internos que podem ser decisivos para a comercialização de produtos e fidelização dos clientes.

Quer saber como essa ferramenta pode ajudar o seu negócio a atender melhor os clientes? Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do Sistema Grátis preparou para você:

Como um ERP pode auxiliar no atendimento ao cliente?

Identifica o potencial de compra do cliente

Por meio de uma interface intuitiva e bastante prática, o ERP permite que os usuários acessem todo o histórico de compras, com estatísticas, relatórios e relações. Além disso, o sistema faz uma integração entre o setor financeiro e o comercial, indica qual o potencial de compra de determinado cliente e qual tipo de abordagem pode ser mais assertiva para impactá-lo.

É fato que, um consumidor, quando recebe atendimento eficiente, pontual e personalizado, tem mais chance de estabelecer um vínculo de confiança e identificação com a marca. Ou seja, esse tipo de serviço estimula os seus clientes a visualizarem a sua empresa como uma parceira, que agrega valor às suas necessidades e desejos de consumo.

Reduz a incidência de reclamações

É certo que os clientes, quando contam com um suporte eficiente, se sentem mais satisfeitos com a experiência de compra e pós-compra.

Quando uma empresa utiliza um ERP otimizado, oferece aos consumidores maior monitoramento em relação à logística e todos os processos que envolvem o recebimento do produto, bem como, as possíveis solicitações de troca e devolução. Assim, os conflitos e incidências de reclamações são significativamente reduzidos.

 Centraliza as informações essenciais na empresa

É comum que os gestores se percam no gerenciamento de um negócio por falta de acesso às informações relacionadas às atividades internas (processos) e externas (fornecedores e clientes). Para que isso não ocorra, é essencial centralizar, em uma única plataforma, todos os dados referentes à realidade de um empreendimento.

Essa integração de dados é uma grande aliada da criação de uma operação de Business Inteligence (BI) – técnica que apresenta indicativos palpáveis para facilitar a tomada de decisões por parte dos integrantes do núcleo estratégico do negócio.
Além disso, o BI também disponibiliza ideias mais precisas sobre eventuais tendências do mercado ou mudanças nos hábitos de consumo do público-alvo. Afinal, a nossa sociedade é mutável e todos os setores estão em constante evolução. É missão das empresas acompanhar e se adaptar às transformações.

Mais segurança aos dados da empresa e dos clientes

Na realidade em que estamos inseridos, a segurança, principalmente durante as transações on-line, é um fator fundamental.

Neste cenário, o ERP também é um grande aliado da proteção de dados. Isso porque, esse software disponibiliza registros mais úteis e consistentes dos cadastros dos consumidores. Além disso, como existe a restrição de acesso às informações, qualquer tipo de falha pode ser imediatamente identificado.

Outro ponto positivo é que o sistema de Banco de Dados que o ERP adota também garante o backup centralizado de todos os dados, incluindo os mais sensíveis, críticos e instáveis.

Proporciona maior controle das operações

Algumas tarefas repetitivas e burocráticas, como, por exemplo, a emissão de NFs, podem sobrecarregar o trabalho da sua equipe. Com a ausência de um software capaz de gerenciar todas as notas físicas ou eletrônicas, o seu time passa a perder muito tempo realizando ações manuais. Mas, a boa notícia é que esse problema pode ser facilmente solucionado com a ação de um ERP.

Isso porque, esse tipo de software executa a gestão de todos os processos que antecedem a emissão de NFs, sempre conectando-se com os demais setores da organização.

Além disso, o ERP promove a integração do negócio com os órgãos fiscalizadores (Secretaria da Fazenda e Receita Federal), o que permite reduzir muitos atrasos nos processos.

Conclusão

Gostou de compreender como o ERP pode auxiliar no atendimento ao cliente?

Quer descobrir como implementar um sistema capaz de desempenhar todas as atividades mencionadas? Então, clique aqui, acesse o site do Sistema Grátis e confira todas as soluções do nosso time de especialistas para atender à sua demanda.

No mais, continue de olho no blog do Sistema Grátis. Sempre temos  muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: