NF-e, NFC-e, NFS-e e CF-e SAT: descubra a diferença entre cada uma delas

De fato, o Brasil é um país que envolve certa complexidade tributária, por isso, é comum que muitos empreendedores e consumidores não saibam, ao certo, sobre cada documento fiscal e tratam a NF-e, NFC-e, NFS-e e CF-e SAT como se fossem a mesma coisa.

Contudo, quando se tem um negócio, é necessário entender, não só a diferença, como também a importância de cada um desses documentos. E, para ajudar nessa missão, preparamos este artigo esclarecedor.

Siga com a leitura e descubra as principais diferenças entre NF-e, NFC-e, NFS-e e CF-e SAT: 

Modelo NF-e:

Criado para substituir as Notas Fiscais Impressas, garantir mais sustentabilidade e contribuir para a praticidade nos processos, a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) é emitida em todo o território brasileiro e armazenada automaticamente. O formato auxilia na promoção de uma fiscalização tributária mais eficiente, já que simplifica a fiscalização dos tributos e facilita os procedimentos contábeis.

Além de ser utilizado para comprovar e registrar vendas, o documento também oficializa outros tipos de movimentações como devoluções, remessas para consertos, baixas de estoque, dentre outras.

Modelo NFC-e:

A NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) surgiu para substituir a necessidade de utilização do ECF (Emissor de Cupom Fiscal) – uma impressora homologada pelo Governo. Em poucas palavras, o principal objetivo do modelo é eliminar o Cupom Fiscal, por isso, funciona em todos os estados brasileiros.

Assim como a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), a NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) foi elaborada para atender às demandas do varejo, simplificar as burocracias e agilizar o processo fiscal por meio da informatização. Para isso, otimiza processos e não solicita nenhum tipo de software homologado com a Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda), nem mesmo um equipamento de validação ou autenticação, podendo ser usada qualquer impressora não-fiscal sem a autorização da Secretaria.

Modelo NFS-e:

Também conhecida pela sigla ISS, a NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) é utilizada para registrar e comprovar qualquer tipo de prestação de serviços como escolas, cursos, academias, etc.

Além disso, ela também pode ser usada para produtos digitais como cursos on-line, webinários, serviços de assinatura (sites de emprego, filmes, milhas, etc) e outros.

Entretanto, por mais que seja baseada na NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), a NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) é um documento um pouco mais flexível.

Seu principal diferencial é que, ao contrário da maioria dos documentos, para emitir a NFS-e não é necessário ter uma Inscrição Estadual, apenas a Municipal para gerar a DANFSE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) já é o suficiente.

Contudo, alguns requisitos específicos, como o credenciamento e outras informações lançadas, se fazem necessários de acordo com as regras de cada Prefeitura. Por isso, o mais indicado é realmente fornecer o maior número possível de informações.

CF-e SAT

O CF-e SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos) existe desde 2014 e opera somente no estado de São Paulo, com o objetivo de substituir eletronicamente os antigos ECFs (Emissores de Cupons Fiscais). Para isso, gera e autentifica Cupons Fiscais Eletrônicos, armazena digitalmente todas as operações realizadas pelo comércio de varejo e também transmite esses documentos, via on-line à Sefaz.

Conclusão

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as operações relacionadas à NF-e, NFC-e, NFS-e e CF-e SAT, conheça o Sistema Grátis! Uma empresa focada no suporte e na implementação de novas ferramentas direcionadas à otimização do desempenho de e-commerces, que, a partir da tecnologia, promove maior controle e garante mais competitividade às empresas, por meio de sistemas de gestão empresariais.

Clique aqui, acesse o site e saiba mais.

No mais, continue de olho no Blog Sistema Grátis. Sempre temos muitas novidades por aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: