Certamente você já ouviu aquela expressão “Tudo que você disser poderá ser usado contra você no tribunal”? Pois bem, no Brasil dos arquivos digitais, das Notas Fiscais Eletrônicas e dos Arquivos SPEDs, funciona parecido, mas da seguinte maneira: “Todo documento que você gerar poderá ser usado contra você na Receita Federal”.
Muitas empresas não compreendem a gravidade que existe por traz de um documento incorreto sendo enviado para Receita Federal, seja NFE, NFE-C, SPED, entre outros.
O envio de informações incorretas e inconsistentes é o mesmo que a criação de provas contra si mesmo, isto porque um documento assinado eletronicamente tem o mesmo ou até mais validade do que o documento com assinatura reconhecida em cartório.
Vou dar um exemplo, vamos imaginar que sua empresa no final do ano de 2015 fez a contagem do estoque e enviou para o escritório de contabilidade fazer o lançamento de 1000 unidades do produto X no inventário que é entregue anualmente, e na contagem do estoque no final de 2016 o produto X estava zerado. Com isso você produziu uma prova contra si mesmo que foi feito saída do produto X sem nota fiscal, mesmo que sua empresa trabalhe com 100% de nota, pode cometer esse erro por uma simples falta de controle nos códigos dos produtos.
A utilização de um sistema de controle de Gestão vai além de simplesmente facilitar uma geração de nota fiscal eletrônica, mas evitar que se crie uma prova contra si mesmo.
Autor: Johnny Vaz
Inicie o controle de sua empresa com o Sistemagrátis, acessando www.sistemagratis.com.br.
Deixe um comentário