“Tudo que disser poderá ser usado contra você no Tribunal”

website-picture2

Certamente você já ouviu aquela expressão “Tudo que você disser poderá ser usado contra você no tribunal”? Pois bem, no Brasil dos arquivos digitais, das Notas Fiscais Eletrônicas e dos Arquivos SPEDs, funciona parecido, mas da seguinte maneira: “Todo documento que você gerar poderá ser usado contra você na Receita Federal”.

Muitas empresas não compreendem a gravidade que existe por traz de um documento incorreto sendo enviado para Receita Federal, seja NFE, NFE-C, SPED, entre outros.

O envio de informações incorretas e inconsistentes é o mesmo que a criação de provas contra si mesmo, isto porque um documento assinado eletronicamente tem o mesmo ou até mais validade do que o documento com assinatura reconhecida em cartório.

Vou dar um exemplo, vamos imaginar que sua empresa no final do ano de 2015 fez a contagem do estoque e enviou para o escritório de contabilidade fazer o lançamento de 1000 unidades do produto X no inventário que é entregue anualmente, e na contagem do estoque no final de 2016 o produto X estava zerado. Com isso você produziu uma prova contra si mesmo que foi feito saída do produto X sem nota fiscal, mesmo que sua empresa trabalhe com 100% de nota, pode cometer esse erro por uma simples falta de controle nos códigos dos produtos.

A utilização de um sistema de controle de Gestão vai além de simplesmente facilitar uma geração de nota fiscal eletrônica, mas evitar que se crie uma prova contra si mesmo.

Autor: Johnny Vaz

Inicie o controle de sua empresa com o Sistemagrátis, acessando www.sistemagratis.com.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s